sexta-feira, 17 de agosto de 2018

tradução, empoderamento & alegria: meu crespo é de rainha, bell hooks



Menininha,

Nossa história começa na África de rainhas lindas, de princesas lindas, de plebeias lindas! Todas menininhas e mulheres são lindas. A história nadou, nadou oceanos inteiros com seus cabelos caracóis e nuvens, dançou nos Estados Unidos e agora chega até aqui. A trança dança!

Uma história dos nossos cabelos, de diferentes texturas, comprimentos, mas todos cheios de prazer e orgulho; uma história de celebração e beleza. Nosso cabelo é uma alegria! Doce e divertido, faz pirueta e dança, coroa de rainha!


Lá na África, os penteados que vemos em aquarelas vibrantes nessa história, têm muitos símbolos: indicam se a pessoa é menininha ou mulher, solteira ou casada, em qual comunidade vive e até detalhes de sua vida pessoal. Mas o principal é que significam seu poder vital, sua energia! E se os cabelos crespos são tão macios dançarinos, permitem tantos penteados, sua força é imensa e única!

Quando chegam na América, essa nossa casa gigantesca que dividimos com americanos, indígenas, latinos e tanta gente diferente, os cabelos crespos carregam essa história, a deixa mais viva, divertida e poderosa! Não precisamos domar, disciplinar nossos cabelos, nosso crespo é de rainha! Sou feliz com frizz!

A história do cabelo lindo e poderoso que veio nadando não parou. É passada de mães e pais para as filhas e filhos quando penteiam os cabelos. E cada menininha quando observa as irmãs, amigas e quando é penteada, aprende também a trançar e perpetuar nossa história!

Cuidar do cabelo é cuidar da cabeça, cuidar da gente inteira! É um aconchego para todas menininhas sentar entre as pernas da mamãe ou das irmãs, da titia ou da vovó, sentindo o calor de seu corpo que penteia nosso cabelo, cuidando da gente nesse momento de festinhas e amor!



A escritora bell hooks, que começou a contar essa história lá nos Estados Unidos, disse que ama “as cálidas lembranças dela e suas irmãs fazendo o cabelo umas das outras enquanto conversam, riem, contando histórias e curtindo a companhia”.

E se a gente gosta do colinho de pentear, imagina as mamães, as vovós, todas aquelas que cuidam da gente! Elas adoram pentear e amar as menininhas! São mãos de sabedoria e amor! Guardam as memórias da África na palma das mãos!  Quando criam os penteados, recontam a história de nossas ancestrais, e criam a nossa que depois também serão contadas!

E você, já tocou seu cabelo? Assim de manhãzinha, quando acorda e se espreguiça ainda na cama? 
Ou quando o afasta pra lavar o rosto? Quando quer prender para correr e sentir o vento? Nosso cabelo é uma delícia de brincar!

Quando a água cai e vai entrando nos fios o cabelo adora! Repleto de estrelinhas miúdas como cristais coloridos! O cabelo vai deslizando entre os dedos, girando... mexemos pra um lado e ele vai pro outro, igualzinho as menininhas correndo pra lá e pra cá cheias de energia! O cabelo tem senso de humor! E nessa brincadeira de pentear podemos fazer criações incríveis! Como bichinhos que inventamos pra brincar: um gatinho com molas, uma zebrinha de listras coloridas, um ursinho elétrico! O cabelo é cheio de travessuras e imaginação! O cabelo quer ser ele mesmo, o cabelo é livre!

Menininha, o seu crespo é de rainha! Vamos brincar juntas nessa história de beleza, alegria e liberdade? É só virar a página! 


  • autor: bell hooks
  • ilustrações: chris raschka
  • tradução:  nina rizzi
  • páginas: 32
  • ano: 2018
selo:
Boitatá/ Editora Boitempo 


Compre aqui: https://www.boitempoeditorial.com.br/produto/pnld2018-meu-crespo-e-de-rainha-773

0 comentários: